Foi aprovado hoje, na CCJC – Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara Federal o PL 7816/2017, que inclui a saboaria artesanal dentro da Lei do Artesanato. Relatora deste projeto de lei na comissão, a deputada Adriana Ventura (NOVO/SP) orientou pela aprovação do texto do PL tal como ele veio da CSSF – Comissão de Seguridade Social e Família após relatoria do deputado Dr. Francisco (PATRIOTA/MG). Agora, o PL retorna ao Senado, casa onde se originou, já que no trâmite pela Câmara Federal houve alterações.
A alteração que o PL sofreu na CSSF é na forma de um substitutivo, para que a Lei nº 6.360/76, que dispõe sobre a vigilância sanitária pertinente a medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos e correlatos, cosméticos, saneantes e outros produtos estabeleça regras próprias e simplificadas quando produtos cosméticos e de higiene pessoal e perfumes forem produzidos de forma artesanal.
É na forma de substitutivo, agora, que o PL retorna ao Senado, para nova rodada de aprovações.
Queremos destacar o apoio recebido a este projeto da deputada Adriana Ventura e a articulação incansável dos representantes da saboaria artesanal como Mara Maria e Leandro de Souza.
A ABRAROMA seguirá acompanhando o trâmite do PL no Senado até a sanção presidencial, porque acreditamos que ele será aprovado!
Um grande parabéns a todas e todos.
A Diretoria
Parabéns e apoio e espero que seja aprovado
Olá, eu gostaria de saber o que exatamente precisa ser feito pra abrir uma saboaria artesanal?
Não tem mais tanta dificuldade, mas precisa fazer alguma coisa além de fabricar os sabonetes e vender?
Quem puder me ajude com uma resposta, por favor.
Obrigado desde já.
Olá Thamires,
Agradecemos pelo contato.
Pela legislação atual da ANVISA, qualquer produto artesanal cosmético é considerado ilegal. Apenas produtos industrializados são permitidos, o que inclui sabões. Cosméticos de uso corporal são todos proibidos de serem manipulados artesanalmente. É preciso ter uma indústria ou contratar uma indústria para tanto. Sugerimos que consulte o SEBRAE da sua região para maiores orientações.
Um abraço.
Secretaria ABRAROMA
Gestão 2021/2024