CertAroma

A Certificação Nacional em Aromaterapia – CertAroma é um selo de qualidade concedido pela ABRAROMA ao profissional filiado, atestando a qualidade de sua formação como profissional livre em aromaterapia.

Através das etapas abaixo, este profissional comprova que:

A) completou 260 horas em cursos de aromaterapia, das quais 80% (208 horas) devem ter sido completadas com professores que são eles próprios CertAroma e dos quais 20% (52 horas) podem ser cursos certificados no Brasil ou no exterior com professores não-CertAroma (confira detalhes no Perguntas e Respostas abaixo);

B) comprovou experiência prática em atendimentos através da submissão e aprovação de 3 relatórios de atendimento com aromaterapia: cada atendimento deve ter contado com no mínimo 4 sessões e deve ter sido ofertado a interagentes que não são parentes de 1º grau;

C) foi aprovado na Avaliação Final da CertAroma; e

D) comprometeu-se com o Código de Ética Profissional da Associação.

Após ser aprovado em cada uma dessas etapas, a ABRAROMA entende que este aromaterapeuta tem o mínimo necessário para prestar atendimentos em saúde complementar e integrativa com aromaterapia no Brasil.

A ABRAROMA também concorda que os cursos ministrados pelos profissionais CertAroma são cursos aptos a educar para o uso pessoal dos óleos essenciais, bem como para formar outros profissionais que utilizem aromaterapia.

A obtenção da CertAroma é facultativa e voluntária por parte do aromaterapeuta profissional, uma vez que o exercício e formação em aromaterapia são livres atualmente no Brasil.

A CertAroma foi lançada no dia 20 de março de 2019. Fruto da discussão entre membros da associação, foi um trabalho desenvolvido e debatido amplamente através de reuniões que se estenderam de outubro de 2016 a fevereiro de 2019. A partir de 03 de abril de 2023, a CertAroma entra em sua segunda fase, com a exigência de que a formação do requerente tenha sido majoritariamente feita com outros profissionais CertAroma.

***

Perguntas frequentes sobre a CertAroma

1) É necessário ter a CertAroma para atuar como aromaterapeuta no Brasil?

Não. A aromaterapia é uma profissão livre no Brasil, ou seja, ela nem é reconhecida como uma ocupação pelo Ministério do Trabalho, nem é regulamentada através de lei pelo Congresso Nacional. 

***

2) Mas não é necessário um registro para exercer a profissão? Não é necessário ter um curso de formação?

Vamos por partes. Um profissional livre, como é o aromaterapeuta, pode decidir por ser um trabalhador informal, ou pode decidir por formalizar sua atividade profissional. A ABRAROMA incentiva a formalização da atividade, mas sabe que esta é uma decisão que cabe unicamente ao profissional.

A formalização de uma atividade profissional compreende dois pontos:

Ponto A): declaração dos rendimentos auferidos pelo exercício da profissão. No caso de um aromaterapeuta, isso pode ser feito através de uma das seguintes formas: ou declarando seus ganhos no Imposto de Renda como ganhos recebidos de pessoas físicas; ou declarando seus ganhos como profissional autônomo; ou declarando seus ganhos dentro do enquadramento da MEI; ou declarando seus ganhos dentro do enquadramento de empresa do tipo LTDA ou EIRELI. Um contador poderá lhe auxiliar na escolha da melhor opção.

Ponto B): declaração do seu local de trabalho no município de residência. No caso de um aromaterapeuta, isso pode ser feito através da obtenção de um alvará de autônomo/pessoa física, ou através de um alvará comercial/pessoa jurídica. Um contador poderá lhe auxiliar na escolha da melhor opção.

Um trabalhador que não declara seus rendimentos, nem declara o local de trabalho é o que se chama de trabalhador informal.

Agora, vamos à parte sobre a obrigatoriedade de fazer cursos. Não é obrigatório. Uma profissão livre é justamente isso: livre. Nenhum curso é exigido para exercê-la, diferentemente do que pode ocorrer em ocupações reconhecidas, e diferentemente do que ocorre em profissões regulamentadas. Por óbvio, a ABRAROMA recomenda que um aromaterapeuta faça uma formação condizente com a profissão. Não incentivamos que aromaterapeutas profissionais sejam apenas autodidatas.

***

3) A CertAroma possui uma Grade Curricular. Eu preciso mostrar certificados que comprovem que eu cursei exatamente esta Grade Curricular?

Não, pelo menos por enquanto. Esta Grade Curricular é, por ora, uma SUGESTÃO para cursos de formação montarem suas próprias grades curriculares. Mas, no atual momento, são exigidas apenas 260 horas de cursos de aromaterapia, mesmo que esses cursos não compreendam exatamente toda a grade curricular da CertAroma. Outro ponto importante: não é necessário apresentar apenas 1 único certificado de 260 horas: é possível apresentar vários certificados que, juntos, somem 260 horas em cursos de aromaterapia.

Entretanto, 80% da carga de 260 horas, ou seja, 208 horas devem ser cursos ministrados por professores que são eles próprios profissionais CertAroma. As demais 52 horas (20%) podem ser de quaisquer outros cursos realizados no Brasil ou no exterior.

A razão de a ABRAROMA ainda não exigir que a Grade Curricular seja cumprida em detalhes é que estamos avaliando e experimentando o modelo curricular da CertAroma e a adesão a este modelo por parte do mercado. Finalmente, outra importante razão é que a CertAroma é um modelo de certificação abrangente: avaliamos a formação + experiência prática + conhecimento através de uma Avaliação. Caso uma das etapas esteja, digamos, “falha”, as outras duas etapas estarão “boas”.

***

4) Tenho um curso técnico (MEC) ou uma graduação (MEC) em área de saúde. Há alguma flexibilização nas regras da CertAroma para mim?

Sim, há. 

Profissionais com diplomas de curso técnico (MEC) ou superior (MEC) em saúde podem requerer a CertAroma com as seguintes condições:

Carga horária: certificados que comprovem 180 horas de cursos de aromaterapia ministrados por professores que são eles próprios CertAroma + cópia do diploma do curso superior

A comprovação da experiência clínica através de 3 relatórios de atendimento e a aprovação na Avaliação CertAroma são exigidas como para qualquer outro requerente.

***

5) Posso comprovar as 260 horas com cursos e oficinas que eu ministrei?

Não, não pode. A CertAroma não está certificando professores de aromaterapia. A CertAroma é uma certificação do caminho formativo do profissional que presta atendimentos com aromaterapia. Portanto, queremos saber dos cursos que você fez como aluno/a.

***

6) Como posso comprovar minha experiência prática?

Apenas através da entrega de 3 Relatórios de Atendimento Aromaterapêutico, sendo que cada atendimento deve ter no mínimo 4 sessões e não pode ter sido ofertado a parentes de 1º grau. O modelo do relatório está disponível junto à secretaria da Abraroma e neste link.

***  

7) A ABRAROMA certifica quais cursos no Brasil? Vocês podem indicar algum curso para eu fazer?

A ABRAROMA certifica cursos ministrados por profissionais CertAroma. Estes são os cursos que podem contabilizar para 80% da carga exigida para a CertAroma.

Em breve, publicaremos esta lista de cursos em nosso site. Até lá, você pode consultar quais são os aromaterapeutas CertAroma aqui no site e entrar em contato com eles para saber de suas agendas de cursos.

***

8) Fiz uma formação onde vários professores deram aulas e nem todos eles são profissionais CertAroma. Quanto desta formação será aceito?

Apenas as aulas ministradas por profissionais CertAroma poderão ser contabilizadas dentro dos 80%. As demais aulas poderão ser contabilizadas dentro dos 20%. Para que a Abraroma possa contabilizar isso, é imprescindível que, junto com o certificado, seja entregue o histórico escolar da formação. No histórico, o requerente deve assinalar as aulas que foram dadas pelo profissional CertAroma.

***

9) Meu professor virou CertAroma depois de 03/Abr/23, mas eu tenho cursos que fiz com ele antes desta data. Estes cursos valem para a contagem dos 80%?

Sim, desde que sejam cursos ministrados há até 4 anos da obtenção da CertAroma dele.

***

10) Como é a Avaliação da CertAroma?

Ela é online, com duração máxima de 3 horas, com 100 questões compreendendo os tópicos da Grade Curricular da CertAroma, objetivas (de marcar x). As questões são do tipo verdadeiro ou falso, escolha única ou múltipla escolha. As questões foram todas baseadas na bibliografia listada nas páginas 33 e 34 no Manual da CertAroma.

No que diz respeito a questões sobre óleos essenciais, limitamos a 15 OEs, são eles: Alecrim-verdadeiro e quimiotipos (Rosmarinus officinalis) . Bergamota prensada e destilada (Citrus x bergamia) . Camomila-romana (Anthemis nobilis) . Capim-limão (Cymbopogon flexuosus ou Cymbopogon citratus) . Copaíba bálsamo e destilada (Copaifera spp.) . Eucalipto-glóbulos (Eucalyptus globulus) . Gerânio (Pelargonium gravoelens) . Hortelã-pimenta (Mentha x piperita) . Lavanda-verdadeira (Lavandula angustifolia) . Limão-siciliano ou limão-tahiti prensados e destilados (Citrus x limon ou Citrus x aurantifolia) . Olíbano (Boswellia spp.) . Tea tree (Melaleuca alternifolia) . Tomilho e quimiotipos (Thymus vulgaris) . Vetiver (Chrysopogon zizanoides) . Ylang-ylang completo e frações (Cananga odorata). Esta lista está na página 31 do Manual da CertAroma.

A aprovação na Avaliação requer , no mínimo, 70% (setenta porcento) de acertos. Caso o requerente não obtenha 70% de aproveitamento na Avaliação, ele deverá entregar um TCC – Trabalho de Conclusão de Curso e, no TCC ele deverá tirar nota mínima 7,0 (sete).

***

O pedido de Requerimento da CertAroma tem um custo único de R$ 170,00 (cento e setenta reais) e pode ser feito apenas por membros adimplentes da ABRAROMA.

Uma vez obtida a CertAroma, ela tem validade apenas enquanto o profissional certificado se mantiver como membro adimplente da ABRAROMA.

O currículo sugerido para uma formação em aromaterapia com 260 horas pode ser consultado dentro do Manual da CertAroma aqui.

O modelo para Relatório de Atendimento pode ser consultado aqui.

Dúvidas sobre a CertAroma podem ser encaminhadas ao email abraroma@aromaterapia.org.br .

A Diretoria

Gestão ABRAROMA Nova – Gestão 2021-2024.

Atualização da página em 03Abr23.

Correção, nesta página, do número de horas de cursos para profissionais regulamentados para 180 horas, conforme já constava do Manual de 03Abr23, em 28Jun23. Ou seja, tratava-se de um erro de digitação nesta página. Não serão aceitos pedidos retroativos com 130 horas, pois o Manual é o documento oficial da CertAroma.