CertAroma

A Certificação Nacional em Aromaterapia – CertAroma estabelece, de forma auto-regulamentada, a formação livre mínima do aromaterapeuta profissional no Brasil. A CertAroma concede um selo de qualidade à formação livre do profissional aromaterapeuta, filiado à ABRAROMA, atestando que o mesmo completou uma carga horária de cursos e etapas de avaliação compatíveis com o que a ABRAROMA entende ser o mínimo necessário para que ele preste atendimentos em saúde complementar e integrativa com aromaterapia no Brasil.

É um documento elaborado pela ABRAROMA – Associação Brasileira de Aromaterapia e Aromatologia e compreende os seguintes itens:

  • áreas de competências do aromaterapeuta profissional, ou seja, do profissional que presta atendimentos em saúde integrativa e complementar com aromaterapia;
  • grade Curricular da formação livre do aromaterapeuta profissional;
  • critérios de Avaliação Final da formação livre do aromaterapeuta profissional;
  • critérios de Validação e Comprovação da formação livre do aromaterapeuta profissional.

A CertAroma se complementa com o Código de Ética Profissional, documento de adesão e concordância obrigatórios quando o aromaterapeuta adquire o status de Membro Filiado à ABRAROMA.

A obtenção da CertAroma é facultativa e voluntária por parte do aromaterapeuta profissional, uma vez que o exercício e formação em aromaterapia são livres atualmente no Brasil.

A CertAroma foi lançada no dia 20 de março de 2019. Fruto da discussão entre membros da associação, foi um trabalho desenvolvido e debatido amplamente através de reuniões que se estenderam de outubro de 2016 a fevereiro de 2019.

Ela será implementada em duas etapas, uma para cada momento:

 

Momento 1 – adaptação do mercado à CertAroma

Relativo ao momento em que a CertAroma começar a ser implementada. Compreende o período de Abril de 2019 a Junho de 2020.

No Momento 1, a certificação será exclusivamente do profissional filiado à ABRAROMA, que deverá: 

  • comprovar certificados de cursos e formações completando 260 horas de carga horária;
  • comprovar atividade profissional mínima de 5 anos ou atividade profissional de 500 horas com aromaterapia ou estágio;
  • aprovação na Avaliação Final, desenvolvida pela ABRAROMA, ou, em caso de não-aprovação na Avaliação Final, aprovação no TCC.

Os pedidos de Requerimento da CertAroma abrem no dia 1º de abril de 2019 e terão um custo único de R$ 170,00 (cento e setenta reais). O formulário de Requerimento estará disponível neste site.

O Manual da CertAroma pode ser consultado neste link.

 

Momento 2 – o mercado está adaptado à CertAroma

Relativo ao momento em que a ABRAROMA certificar cursos, escolas e professores, que oferecerão formação livre profissional com o selo CertAroma. Prevê-se que isso ocorra a partir da metade de 2020.

No Momento 2, além de termos profissionais que terão feito suas formações livres em cursos e escolas as mais variadas, também teremos profissionais que estarão fazendo sua formação livre em cursos e escolas com o selo CertAroma. A partir do Momento 2, a CertAroma será concedida de duas formas:

  • pelos mecanismos citados acima no Momento 1; e
  • pelos mecanismos que serão pertinentes aos próprios cursos com selo CertAroma.

A discussão sobre como cursos, escolas e professores poderão ser certificados com o selo CertAroma estarão a cargo da Diretoria Gestão ABRAROMA Nova. Não há nada ainda estabelecido.

 

Dúvidas sobre a CertAroma podem ser encaminhadas ao email abraromanova@gmail.com.

Dúvidas sobre a Filiação à ABRAROMA podem ser ecaminhadas ao email abraroma@aromaterapia.org.br.

A Diretoria

Gestão ABRAROMA Nova – Biênio 2019-2020.