CertAroma

A Certificação Nacional em Aromaterapia – CertAroma é um selo de qualidade concedido pela ABRAROMA ao profissional filiado, atestando a qualidade de sua formação como profissional livre em aromaterapia.

Através das etapas abaixo, este profissional comprova que:

A) completou 260 horas em cursos de aromaterapia;

b) comprovou experiência prática em atendimentos com aromaterapia;

c) foi aprovado na Avaliação Final da CertAroma e

d) comprometeu-se com o Código de Ética Profissional da Associação.

Após ser aprovado em cada uma dessas etapas, a ABRAROMA entende que este aromaterapeuta tem o mínimo necessário para prestar atendimentos em saúde complementar e integrativa com aromaterapia no Brasil.

A CertAroma é também um documento elaborado pela ABRAROMA que visa auxiliar as formações livres em aromaterapia no país na elaboração de seus próprios currículos:

  • quais são as áreas de competências do aromaterapeuta profissional, ou seja, do profissional que presta atendimentos em saúde integrativa e complementar com aromaterapia;
  • qual é a grade Curricular da formação livre do aromaterapeuta profissional;
  • quais são os critérios de Avaliação Final da formação livre do aromaterapeuta profissional;
  • quais são os critérios de Validação e Comprovação da formação livre do aromaterapeuta profissional.

A CertAroma se complementa com o Código de Ética Profissional, documento de adesão e concordância obrigatórios quando o aromaterapeuta adquire o status de Membro Filiado à ABRAROMA.

A obtenção da CertAroma é facultativa e voluntária por parte do aromaterapeuta profissional, uma vez que o exercício e formação em aromaterapia são livres atualmente no Brasil.

A CertAroma foi lançada no dia 20 de março de 2019. Fruto da discussão entre membros da associação, foi um trabalho desenvolvido e debatido amplamente através de reuniões que se estenderam de outubro de 2016 a fevereiro de 2019.

***

Perguntas frequentes sobre a CertAroma

1) É necessário ter a CertAroma para atuar como aromaterapeuta no Brasil?

Não. A aromaterapia é uma profissão livre no Brasil, ou seja, ela nem é reconhecida como uma ocupação pelo Ministério do Trabalho, nem é regulamentada através de lei pelo Congresso Nacional. 

***

2) Mas não é necessário um registro para exercer a profissão? Não é necessário ter um curso de formação?

Vamos por partes. Um profissional livre, como é o aromaterapeuta, pode decidir por ser um trabalhador informal, ou pode decidir por formalizar sua atividade profissional. A ABRAROMA incentiva a formalização da atividade, mas sabe que esta é uma decisão que cabe unicamente ao profissional.

A formalização de uma atividade profissional compreende dois pontos:

Ponto A): declaração dos rendimentos auferidos pelo exercício da profissão. No caso de um aromaterapeuta, isso pode ser feito através de uma das seguintes formas: ou declarando seus ganhos no Imposto de Renda como ganhos recebidos de pessoas físicas; ou declarando seus ganhos como profissional autônomo; ou declarando seus ganhos dentro do enquadramento da MEI; ou declarando seus ganhos dentro do enquadramento de empresa do tipo LTDA ou EIRELI. Um contador poderá lhe auxiliar na escolha da melhor opção.

Ponto B): declaração do seu local de trabalho no município de residência. No caso de um aromaterapeuta, isso pode ser feito através da obtenção de um alvará de autônomo/pessoa física, ou através de um alvará comercial/pessoa jurídica. Um contador poderá lhe auxiliar na escolha da melhor opção.

Um trabalhador que não declara seus rendimentos, nem declara o local de trabalho é o que se chama de trabalhador informal.

Agora, vamos à parte sobre a obrigatoriedade de fazer cursos. Não é obrigatório. Uma profissão livre é justamente isso: livre. Nenhum curso é exigido para exercê-la, diferentemente do que pode ocorrer em ocupações reconhecidas, e diferentemente do que ocorre em profissões regulamentadas. Por óbvio, a ABRAROMA recomenda que um aromaterapeuta faça uma formação condizente com a profissão. Não incentivamos que aromaterapeutas profissionais sejam apenas auto-didatas.

***

3) A CertAroma possui uma Grade Curricular. Eu precis