CertAroma

A Certificação Nacional em Aromaterapia – CertAroma é um selo de qualidade concedido pela ABRAROMA ao profissional filiado, atestando a qualidade de sua formação como profissional livre em aromaterapia.

Através das etapas abaixo, este profissional comprova que:

A) completou 260 horas em cursos de aromaterapia;

b) comprovou experiência prática em atendimentos com aromaterapia;

c) foi aprovado na Avaliação Final da CertAroma e

d) comprometeu-se com o Código de Ética Profissional da Associação.

Após ser aprovado em cada uma dessas etapas, a ABRAROMA entende que este aromaterapeuta tem o mínimo necessário para prestar atendimentos em saúde complementar e integrativa com aromaterapia no Brasil.

A CertAroma é também um documento elaborado pela ABRAROMA que visa auxiliar as formações livres em aromaterapia no país na elaboração de seus próprios currículos:

  • quais são as áreas de competências do aromaterapeuta profissional, ou seja, do profissional que presta atendimentos em saúde integrativa e complementar com aromaterapia;
  • qual é a grade Curricular da formação livre do aromaterapeuta profissional;
  • quais são os critérios de Avaliação Final da formação livre do aromaterapeuta profissional;
  • quais são os critérios de Validação e Comprovação da formação livre do aromaterapeuta profissional.

A CertAroma se complementa com o Código de Ética Profissional, documento de adesão e concordância obrigatórios quando o aromaterapeuta adquire o status de Membro Filiado à ABRAROMA.

A obtenção da CertAroma é facultativa e voluntária por parte do aromaterapeuta profissional, uma vez que o exercício e formação em aromaterapia são livres atualmente no Brasil.

A CertAroma foi lançada no dia 20 de março de 2019. Fruto da discussão entre membros da associação, foi um trabalho desenvolvido e debatido amplamente através de reuniões que se estenderam de outubro de 2016 a fevereiro de 2019.

***

Perguntas frequentes sobre a CertAroma

1) É necessário ter a CertAroma para atuar como aromaterapeuta no Brasil?

Não. A aromaterapia é uma profissão livre no Brasil, ou seja, ela nem é reconhecida como uma ocupação pelo Ministério do Trabalho, nem é regulamentada através de lei pelo Congresso Nacional. 

***

2) Mas não é necessário um registro para exercer a profissão? Não é necessário ter um curso de formação?

Vamos por partes. Um profissional livre, como é o aromaterapeuta, pode decidir por ser um trabalhador informal, ou pode decidir por formalizar sua atividade profissional. A ABRAROMA incentiva a formalização da atividade, mas sabe que esta é uma decisão que cabe unicamente ao profissional.

A formalização de uma atividade profissional compreende dois pontos:

Ponto A): declaração dos rendimentos auferidos pelo exercício da profissão. No caso de um aromaterapeuta, isso pode ser feito através de uma das seguintes formas: ou declarando seus ganhos no Imposto de Renda como ganhos recebidos de pessoas físicas; ou declarando seus ganhos como profissional autônomo; ou declarando seus ganhos dentro do enquadramento da MEI; ou declarando seus ganhos dentro do enquadramento de empresa do tipo LTDA ou EIRELI. Um contador poderá lhe auxiliar na escolha da melhor opção.

Ponto B): declaração do seu local de trabalho no município de residência. No caso de um aromaterapeuta, isso pode ser feito através da obtenção de um alvará de autônomo/pessoa física, ou através de um alvará comercial/pessoa jurídica. Um contador poderá lhe auxiliar na escolha da melhor opção.

Um trabalhador que não declara seus rendimentos, nem declara o local de trabalho é o que se chama de trabalhador informal.

Agora, vamos à parte sobre a obrigatoriedade de fazer cursos. Não é obrigatório. Uma profissão livre é justamente isso: livre. Nenhum curso é exigido para exercê-la, diferentemente do que pode ocorrer em ocupações reconhecidas, e diferentemente do que ocorre em profissões regulamentadas. Por óbvio, a ABRAROMA recomenda que um aromaterapeuta faça uma formação condizente com a profissão. Não incentivamos que aromaterapeutas profissionais sejam apenas auto-didatas.

***

3) A CertAroma possui uma Grade Curricular. Eu preciso mostrar certificados que comprovem que eu cursei exatamente esta Grade Curricular?

Não, pelo menos por enquanto. Esta Grade Curricular é, por ora, uma SUGESTÃO para cursos de formação montarem suas próprias grades curriculares. Mas, no atual momento, são exigidas apenas 260 horas de cursos de aromaterapia, mesmo que esses cursos não compreendam exatamente toda a grade curricular da CertAroma. Outro ponto importante, não é necessário apresentar apenas 1 único certificado de 260 horas: é possível apresentar vários certificados que, juntos, somam 260 horas em cursos de aromaterapia.

A razão da ABRAROMA ainda não exigir que a Grade Curricular seja cumprida em detalhes é que estamos avaliando e experimentando o modelo curricular da CertAroma e a adesão a este modelo por parte do mercado. Finalmente, outra importante razão é que a CertAroma é um modelo de certificação abrangente: avaliamos a formação + experiência prática + conhecimento através de uma Avaliação. Caso uma das etapas esteja, digamos, “falha”, as outras duas etapas estarão “boas”.

***

4) Tenho um curso técnico (MEC) ou uma graduação (MEC) em área de saúde ou um curso livre na área de saúde. Há alguma flexibilização nas regras da CertAroma para mim?

Sim, há. 

No que se refere à comprovação de 260 horas de cursos de aromaterapia: certificados de cursos técnicos (MEC) ou de cursos de terceiro grau (MEC) ou de cursos livres, acompanhados do respectivo histórico escolar, podem ser aceitos (após avaliação pelo Comitê da CertAroma) para eliminação das seguintes cargas horárias da CertAroma:

Botânica Aplicada – até 08 horas 

Química Orgânica Aplicada – até 16 horas

Farmacologia Aplicada – até 08 horas

Anatomia e Fisiologia Aplicadas – até 16 horas

Patologias e Psicopatologias Comuns – até 32 horas

Metodologia de Estágio e Monografia – até 08 horas

Cosmetologia – até 60 horas

MTC – até 60 horas

Massoterapia – até 60 horas

Outros cursos livres na área de saúde – até 60 horas

IMPORTANTE: A carga horária máxima aceita com certificados de cursos de saúde que não são cursos de aromaterapia é de 130 horas. As demais 130 horas devem vir obrigatoriamente de cursos de aromaterapia.

***

5) Posso comprovar as 260 horas com cursos e oficinas que eu ministrei?

Não, não pode. A CertAroma não está certificando professores de aromaterapia. A CertAroma é uma certificação do caminho formativo do profissional que presta atendimentos com aromaterapia. Portanto, queremos saber dos cursos que você fez como aluno/a.

***

6) Como posso comprovar minha experiência prática?

Através de 1 das 3 opções disponíveis.

(Apenas 1 das opções abaixo, ou seja: você escolherá a Opção A, ou a Opção B ou a Opção C. Dentro da Opção A, há 3 sub-opções: A1, A2 e A3 ):

Opção A): A1: Registro em associação ou em sindicato que comprove sua atuação como terapeuta (terapeuta de qualquer natureza) ou aromaterapeuta por no mínimo 5 (cinco) anos, ou A2: cópia de alvará municipal de terapeuta (terapeuta de qualquer natureza) ou aromaterapeuta que comprove sua atuação por no mínimo 5 (cinco) anos, ou A3: Carta comprobatória de 500 (quinhentas) horas de atendimentos com aromaterapia, emitida por Pessoa Jurídica do tipo clínica, hospital, posto de atendimento e/ou espaço terapêutico; ou

Opção B): Relatório de Estágio Supervisionado assinado pela instituição de ensino ou pelo Supervisor de Estágio conforme modelo descrito no ANEXO 2 – MODELO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO do Manual da CertAroma (páginas 36, 37 e 38); ou

Opção C): Relatórios de Atendimentos de Casos conforme descrito no ANEXO 2 – ESTUDOS DE CASOS do Manual da CertAroma (páginas 39, 40, 41 e 42). São solicitados relatórios de 3 interagentes diferentes, compreendendo 1 anamnese e, idealmente, mais 3 retornos ou acompanhamentos, de pessoas que não sejam parentes de primeiro-grau.

***  

7) A ABRAROMA certifica quais cursos no Brasil? Vocês podem indicar algum curso para eu fazer?

A ABRAROMA não certifica NENHUM curso no país. Isso significa que nenhum curso possui CertAroma, nenhum curso está autorizado a dizer que é reconhecido pela ABRAROMA. O que a ABRAROMA faz é certificar profissionais. (Quais são os profissionais CertAroma no Brasil pode ser consultado nesta página.)

Desta forma, qualquer certificado de curso de aromaterapia, emitido no Brasil ou no exterior, é aceito para fins de comprovação das 260 horas. Como avaliamos não apenas os cursos que o requerente fez, mas também se possui experiência e também se alcança 70% no mínimo em nossa Avaliação, entendemos que seja factível aceitar qualquer certificado de curso de aromaterapia na CertAroma. O único certificado de curso que não aceitamos são os de cursos gratuitos nos quais a carga horária do certificado aumenta conforme o valor que você paga pela sua emissão.

Finalmente, como a ABRAROMA ainda não está certificando cursos no país, como ainda não estabelecemos os critérios para tanto, não podemos recomendar nenhum curso. Não fazemos indicações de cursos, tampouco oferecemos cursos. 

***

8) Como é a Avaliação da CertAroma?

Ela é online, com duração máxima de 3 horas, com 100 questões compreendendo os tópicos da Grade Curricular da CertAroma, objetivas (de marcar x). As questões são do tipo verdadeiro ou falso, escolha única ou múltipla escolha. As questões foram todas baseadas na bibliografia listada nas páginas 66 e 67 no Manual da CertAroma.

No que diz respeito a questões sobre óleos essenciais, limitamos a 15 OEs, são eles: Alecrim-verdadeiro e quimiotipos (Rosmarinus officinalis) . Bergamota prensada e destilada (Citrus x bergamia) . Camomila-romana (Anthemis nobilis) . Capim-limão (Cymbopogon flexuosus ou Cymbopogon citratus) . Copaíba bálsamo e destilada (Copaifera spp.) . Eucalipto-glóbulos (Eucalyptus globulus) . Gerânio (Pelargonium gravoelens) . Hortelã-pimenta (Mentha x piperita) . Lavanda-verdadeira (Lavandula angustifolia) . Limão-siciliano ou limão-tahiti prensados e destilados (Citrus x limon ou Citrus x aurantifolia) . Olíbano (Boswellia spp.) . Tea tree (Melaleuca alternifolia) . Tomilho e quimiotipos (Thymus vulgaris) . Vetiver (Chrysopogon zizanoides) . Ylang-ylang completo e frações (Cananga odorata). Esta lista está na página 64 do Manual da CertAroma.

A aprovação na Avaliação requer , no mínimo, 70% (setenta porcento) de acertos. Caso o requerente não obtenha 70% de aproveitamento na Avaliação, ele deverá entregar um TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, versando sobre um dos temas aceitos (veja quais nas páginas 43 a 61 do Manual da CertAroma), e no TCC ele deverá tirar nota mínima 7,0 (sete).

***

O pedido de Requerimento da CertAroma tem um custo único de R$ 170,00 (cento e setenta reais) e pode ser feito apenas por membros adimplentes da ABRAROMA.

Uma vez obtida a CertAroma, ela tem validade apenas enquanto o profissional certificado se mantiver como membro adimplente da ABRAROMA.

O Manual da CertAroma pode ser consultado neste link.

Vídeo tira-dúvidas: para mais dúvidas, assista a este vídeo.

  

Dúvidas sobre a CertAroma podem ser encaminhadas ao email abraromanova@gmail.com.

Dúvidas sobre a Filiação à ABRAROMA podem ser ecaminhadas ao email abraroma@aromaterapia.org.br.

A Diretoria

Gestão ABRAROMA Nova – Biênio 2019-2020.

 

Atualização da página em 07Set20.