Ocorreu de 22 a 25 de outubro, em Brasília/DF, o 10ª Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais – SBOE, tradicional evento realizado pela EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia, que teve neste ano parceria da Universidade Federal de Brasília – UNB.

Pela primeira vez, a organização do simpósio abriu espaço para que representantes do setor da aromaterapia clínica se apresentassem e também participassem como expositores, aproximando este importante segmento consumidor de óleos essenciais do setor mais ligado à pesquisa dessas substâncias na agricultura e pecuária.

Muitos membros filiados da ABRAROMA estiveram presentes no SBOE, com destaque a:

  • Dra. Adriana Nunes Wolffenbuttel, que ministrou um míni-curso intitulado Terapêutica dos Óleos Essenciais e Aromaterapia: uma visão científica, também lançando a 3ª edição de seu livro A Base da Química dos Óleos Essenciais e da Aromaterapia (Editora Laszlo, 2019).
  • Fabian Laszlo, CEO do Grupo Laszlo, que ministrou a palestra Evidências Científicas da Aromaterapia na Prática Clínica. As marcas Laszlo Aromaterapia, Editora Laszlo e Therra estiveram presentes com stand na área de expositores.
  • Romulo Marinho de Mello, farmacêutico, produtor e pesquisador de óleos essenciais, que apresentou o trabalho Composição Química e Rendimento do Óleo Essencial de Aloysia oblanceolata Moldenke (Verbenaceae).

A empresa Terra-Flor, da filiada Vishwa Shoppan, também esteve presente no simpósio com stand de vendas.

Destacam-se ainda as participações da Secretária da ABRAROMA, Andrea Darco, e do filiado Fabian Laszlo como representantes de nossa associação na reunião de apresentação da cadeia produtiva de plantas medicinais e aromáticas à assessoria do Deputado Federal Rodrigo Maia. Ambos participaram, junto com as filiadas Kennia Levisky e Dafne Meris, do evento público de destilação de óleo essencial da UBS/SUS do Lago Norte de Brasília. Este evento teve como intuito apresentar ao SUS do Distrito Federal e às autoridades presentes as possibilidades da aromaterapia como PICS.

Confira abaixo fotos dessa semana em Brasília.

Agradecemos aos nossos filiados por representarem a ABRAROMA.