No dia 29/12/2023, à revista Exame, a empresa doTerra deu uma entrevista dizendo não operar no sistema de marketing multinível (MMN). Na matéria, o diretor da empresa Helton Vecchi diz textualmente: “O modelo de negócio da doTerra não é marketing multinível. Trata-se de um modelo único de e-commerce que se vale do marketing de relacionamento dos Consultores de Bem-estar para apresentação de seus produtos” (fonte: https://exame.com/negocios/apos-faturar-r-1-bilhao-em-cinco-anos-empresa-americana-de-oleos-essenciais-inaugura-fabrica-em-sc/).
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Nesta semana, a empresa voltou a reforçar que não atua no sistema de MMN, mas sim no de vendas diretas, desta vez à reportagem da editoria de Economia do UOL: “Tão pouco [sic] atuamos no modelo de marketing multinível e, sim, como marketing direto.” (fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2024/01/12/doterra-consultoras-desistem-de-vender-oleos.htm ).
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As duas declarações surpreenderam os membros de nossa associação, pois o modelo de marketing da doTerra é, desde o início de sua fundação, o de multinível, também conhecido como marketing de rede. No site norte-americano da empresa, o modelo está descrito no link https://www.doterra.com/US/en/empowered-success/build e, no Brasil, está descrito e ilustrado nas páginas 4 e 5 no material Construa de 09/05/2023 (BuilGuide_BR_v9.indd), que pode ser acessado neste link https://media.doterra.com/br-otg/pt/brochures/build-guide.pdf.
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Nossa atual presidente, Mayra Corrêa e Castro, resume a surpresa na seguinte declaração:
“O marketing multinível é um dos modelos do sistema de vendas diretas. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, a ABVED – que julgamos ser uma referência competente no tema, da mesma forma que a ABRAROMA é competente para falar de aromaterapia –, o sistema de vendas diretas pode ser mononível, binível e multinível. Se a doTerra, com estas declarações, estiver constatando que não opera como multinível, isto é totalmente estranho, porque os fatos não condizem com a realidade. Então, estou supondo que eles estão dizendo que irão mudar para outro sistema de vendas diretas, abandonando o multinível – o que não causa menos perplexidade. Uma mudança para um modelo mononível ou binível implicaria em modificações no nível de milhares de consultores, senão seu descadastramento. Realmente, me parece surpreendente uma mudança desta magnitude, ainda mais considerando que seria exclusiva para o Brasil entre tantos países onde a empresa atua.”
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Em 2021, a doTerra foi advertida pelo NARB – National Advertising Review Board dos Estados Unidos, uma entidade semelhante ao CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, a modificar o significado da marca registrada CPTG (R) em sua atividade publicitária. O caso pode ser lido aqui: https://www.prnewswire.com/news-releases/national-advertising-review-board-recommends-doterra-discontinue-certain-health-benefit-and-therapeutic-grade-essential-oil-claims-301259492.html.
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A este respeito, nossa presidente continua:
“Recentemente, a doTerra precisou modificar o significado da sigla CPTG (R), de Certified Pure Therapeutic Grade, usada para nomear seus óleos essenciais, para Certified Pure Tested Grade, pois o primeiro induzia os consumidores a pensar que os óleos são terapêuticos de per se – quando ocorre justamente o contrário. Portanto, foi uma demanda jurídica que motivou a mudança no discurso. Nós estamos ao par de movimentos atuais de ex-consultores da empresa no sentido de buscar na justiça brasileira o reparo de supostos danos morais e financeiros por se sentirem ‘enganados’ quanto ao modelo de negócios ao qual aderiram. Sem entrar no mérito da questão, esperamos que a mudança para ‘não somos marketing multinível’ não tenha motivações jurídicas, porque qualquer questão judicializada no mercado de aromaterapia é negativa para toda a cadeia produtiva e prejudica a percepção de seriedade e idoneidade que vimos construindo sobre a aromaterapia no país desde 1997.”
A ABRAROMA orienta os consumidores, bem como seus associados, a aguardar definições mais assertivas da empresa doTerra sobre seu modelo de negócios antes de aderir ao contrato de consultor da empresa:
“As habilidades empreendedoras para operar no mononível, no binível ou no multinível são substancialmente diferentes entre si”, complementa Mayra. “Toda pessoa que se propõe a vender óleos essenciais deve ter a consciência de vender remédios naturais, por mais que tais substâncias estejam notificadas na ANVISA como cosméticos ou aromas alimentícios. As pessoas são leigas e podem vir a usar mal estes produtos, colocando sua saúde em risco. Então, uma formação adequada em aromaterapia é fundamental. Pensar que um consultor precisa ter duas habilidades igualmente absorventes em dedicação e estudo – ser aromaterapeuta e também um empreendedor em vendas – requer avaliação na hora de entrar para este modelo de negócios. Se o modelo de vendas não estiver claro – ou parecer estar mudando – é sensato aguardar”, termina a presidente.
A Diretoria.