Em 2016, durante a edição do II CIAROMA, teve início uma campanha para recolher assinaturas por todo o Brasil para dar entrada num Projeto de Lei (PL) que instituísse o Dia Nacional da Aromatologia e Aromaterapia no país.

Para escolha da data, o aromatólogo e empresário Fabian Laszlo pesquisou e descobriu o dia de aniversário de René-Maurice Gattefossé, 19 de dezembro. Nada mais justo que o Dia Nacional coincidisse com o aniversário deste que é o criador do termo “aromaterapia”.

O PL 8794/2017 foi apresentado pelo deputado federal Giovani Cheirini à Câmara dos Deputados em 2017, e em novembro de 2019 foi aprovado em caráter conclusivo nesta casa. Seguirá agora, em 2020, trâmites no Senado Federal, onde se espera que seja aprovado integralmente e possa virar lei.

Mas nós já comemoramos.

A aromaterapia e a aromatologia são áreas de muitos atores:

consumidores + varejistas + industriários + destiladores + agricultores + interagentes + aromaterapeutas + professores + técnicos + pesquisadores.

No Brasil, a aromaterapia “oficial” é apenas um pouco mais antiga que a própria ABRAROMA, contabilizando 30 e poucos anos. É uma história que começou com pioneiros, que viram o potencial de implantá-la neste país, acreditaram nele e certamente fizeram – e fazem – muito para que nossos sonhos se tornem realidade.

É preciso ter ciência que antes de 2017 nosso mercado já existia e já era forte. Antes que a ANVISA pudesse “autorizar” o consumo de óleos essenciais, essas pessoas pioneiras já os comercializavam. Antes que os consumidores conhecessem as siglas GC/MS, essas pessoas já testavam seus OEs para conhecer seus quimiotipos. Antes que se pudesse comprar OEs pela internet, essas pessoas estavam formando aromaterapeutas face a face, em sala de aula, difundindo o uso consciente dos mesmos. Antes que a copaíba se tornasse um “hype” ocidental, essas pessoas já davam espaço em seu portfólio a diversos outros OEs de plantas nativas.

Hoje, para nós todos, que somos profissionais da aromaterapia, o mercado é tão empolgante quanto desafiador: multiplicam-se oportunidades e ameaças em igual proporção. Mas não é esse o próprio cenário da evolução? E não são as escolhas que fazemos que moldam para onde ela irá?

O dia 19 de dezembro é a chance que temos de declarar nosso amor às plantas e aos seus fantásticos óleos essenciais, como também é a chance de refletirmos sobre nossa prática e como honraremos esta dádiva que elas nos deram.

A aromaterapia é de todos. E nós da ABRAROMA defendemos uma aromaterapia livre para que ela possa estar ao alcance do que a sociedade quiser dela. Afinal, se as plantas não fazem distinção a quem entregam seus óleos essenciais, por que caberia a nós, humanos, fazer?

Portanto, neste Dia Nacional da Aromatologia e da Aromaterapia, deixamos nossa mensagem por uma aromaterapia sustentável, livre e real. Também deixamos nosso muito obrigado a todos os pioneiros que a trouxeram até aqui e a todos que a sustentam e a sustentarão.

***

Foto: Fabian Laszlo. Fabian Laszlo recebe das mãos do dep. Giovani Cherini comunicado da aprovação do PL do Dia da Aromaterapia na Câmara Federal.