No ano passado, em 27 de setembro, a ABRAROMA suspendeu a realização das avaliações para requerente da CertAroma em função de denúncias de que a realização da avaliação poderia ser fraudada. Em 18 de dezembro, durante a Assembleia Geral Extraordinária da associação, os membros aprovaram a contratação de uma plataforma de monitoramento para a realização das avaliações. Em fevereiro, na volta de nosso recesso anual, iniciamos a migração das avaliações para a plataforma Easy-LMS para a da Mercer/Mettl, processo que foi concluído agora em março.

As avaliações da CertAroma voltarão a ser aplicadas no dia 01 de abril de 2024 através desta nova plataforma.

A Mercer/Mettl provê a plataforma para realização de avaliações com sistema de monitoramento (proctoring) em diferentes níveis. O nível contratado pela ABRAROMA inclui o proctoring remoto baseado em IA, com browser seguro.

Nossa presidente, Mayra Corrêa e Castro, resume os critérios que levaram à escolha da Mercer/Mettl entre as soluções avaliadas e o que a CertAroma ganhará com esta escolha:

“Primeiramente, levantamos quais seriam as escolhas para um sistema de avaliações online com proctoring disponíveis no Brasil. Era importante que os pagamentos pudessem ser feitos por boleto pois, como somos uma associação sem fins lucrativos e com mudança do quadro diretor a cada 4 anos, não conseguimos dispor de um cartão de crédito pós-pago, quase sempre a única forma de pagamento aceita por serviços mensais de tecnologia importada. Este foi o primeiro ponto. O segundo, obviamente, foi encontrar uma solução de qualidade que pudesse ser aplicada a um volume pequeno de avaliações no ano, já que muitas das empresas de proctoring trabalham apenas com os grandes volumes requeridos por universidades e escolas privadas. Estes dois critérios reduziram nossas escolhas a apenas 2 opções, que foram apresentadas a nossos membros durante a assembleia de dezembro. No final, a diretoria recomendou a solução da empresa Mercer/Mettl pela robustez do serviço e pela confiança de uma marca que é internacional, mas que atua há décadas no país.”

A partir de abril, os requerentes à CertAroma terão a possibilidade de fazer a mesma avaliação de antes, mas em um novo ambiente. O processo de acesso à avaliação seguirá alguns passos:

  • checagem se o computador do requerente atende às especificações da plataforma. O mais importante aqui é a disponibilidade de uma webcam. NÃO SERÁ POSSÍVEL FAZER A AVALIAÇÃO SEM WEBCAM LIGADA. Toda a sessão da avaliação será gravada e um sistema de IA apontará eventos atípicos que poderiam apontar para tentativas de trapaças, como consulta a materiais offline, online, ajuda de pessoas online e/ou offline;
  • checagem da compatibilidade do computador do requerente para instalação do browser seguro. Este browser impede que janelas sejam abertas e monitora o ambiente, tanto visualmente quanto à presença de sons diferentes da voz do requerente;
  • autenticação com biometria e RG do requerente.

“Este sistema de proctoring mostrará ainda mais para nossa comunidade o quanto nossos profissionais CertAroma são qualificados para realizar atendimentos aromaterapêuticos. Estes profissionais não apenas comprovaram uma formação sólida e experiência prática, mas também se submeteram a uma avaliação que garante que o conhecimento deles foi testado com segurança e autenticidade” – explica Mayra.

Para requerer sua CertAroma, acesse o link em nosso site com os requisitos necessários e faça seu requerimento.

E se quiser conhecer quem são os profissionais que possuem nossa certificação CertAroma, acesse esta lista.

A Diretoria.