O Mapa de Evidências da Efetividade Clínica da Aromaterapia, produzido pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS) e pelo Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN), receberá uma atualização após 3 anos, graças ao apoio da Associação Brasileira de Aromaterapia e Aromatologia (ABRAROMA), firmado no dia 15 de fevereiro de 2024. É a primeira atualização do documento desde sua publicação, em novembro de 2021, em função das novas publicações na área.

Importantes instrumentos para validação das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) que figuram na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do SUS, os mapas de evidência sistematizam dados de pesquisas científicas em Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas(MTCI). Elas servem de apoio para a tomada de decisão por profissionais de saúde, gestores e pesquisadores na construção de ações de saúde informadas por evidências. Hoje, estão disponíveis para vários sistemas médicos como medicina tradicional chinesa, homeopatia e medicina antroposófica, para vários produtos naturais como Cannabis medicinal, apiterapia e fitoterapia em geral e para condições específicas, para algumas intervenções não farmacológicas como meditação e yoga e para grandes desfechos clínicos como dor e doenças cardiovasculares.

A atualização do mapa de aromaterapia tem prazo previsto para ser concluído em 8 meses. O grupo de pesquisadores responsável seguirá utilizando a metodologia dos Mapas de Evidências em MTCI e a ferramenta AMSTAR 2 para avaliação da qualidade dos estudos de revisões sistemáticas e meta-análises publicadas até a presente data.

“Como a mais antiga associação de aromaterapia e aromatologia do Brasil, a ABRAROMA não poderia deixar de apoiar esta iniciativa. Nós entendemos que o público já adotou a aromaterapia e passa ao largo do debate sobre evidências na hora de comprar e usar os óleos essenciais no autocuidado. Por outro lado, a postura dos gestores e profissionais da saúde pública demanda – e com razão – evidências que justifiquem o investimento nesta prática natural e que embasem sua clínica. Oferecer um cuidado apenas porque ele é natural e agradável não é suficiente: ele precisa também estar embasado em evidências de sua efetividade” – declara Mayra Corrêa e Castro, presidente atual da associação.

Segundo a Diretora Presidente do CABSIN, Mariana Cabral Schveitzer, o apoio à pesquisa reforçada pela parceria com a Abraroma é relevante para a qualificação dos dados para o campo da Saúde Integrativa: “A atualização regular do mapa de evidência de aromaterapia é essencial para garantir que os profissionais de saúde, pesquisadores e o público em geral tenham acesso ao conhecimento mais atualizado e preciso dessa prática terapêutica, respaldando melhores escolhas de produtos e serviços de saúde.”

O mapa já publicado pode ser consultado no link https://public.tableau.com/shared/GYXFX7CGB?:display_count=y&:origin=viz_share_link&:embed=y .


Visite o site do CABSIN em www.cabsin.org.br .

A Diretoria