Como organizações orientadas ao cuidado e ao respeito ao consumidor, a ABRAROMA e o Grupo Boticário firmaram acordo junto ao CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária para que as comunicações sobre os benefícios da linha de perfumaria funcional Aroma & Terapia, da marca O Boticário, sejam ainda mais transparentes. A empresa de cosméticos se comprometeu a dar mais destaque em seus canais de comunicação sobre a finalidade desta linha, evidenciando não se tratar de uma finalidade terapêutica.

Pelo acordo firmado junto ao CONAR, a linha Aroma & Terapia conterá informação clara sobre a diferenciação entre perfumaria funcional e aromaterapia. Vale destacar que o acordo foi um ato de boa-fé dos representantes de ambas as organizações, sempre em prol do amadurecimento da publicidade envolvendo alegações sobre o bem-estar das pessoas.

“Temos um compromisso de Beleza Transparente que visa dar clareza ao que entra na rotina de beleza dos nossos consumidores. O acordo com a Abraroma caminha exatamente neste sentido de informar corretamente o consumidor sobre o que esperar exatamente da perfumaria funcional”, destaca o Grupo Boticário em pronunciamento institucional.

Segundo Mayra Corrêa e Castro, presidente da Abraroma, a perfumaria vem utilizando há séculos os óleos essenciais como ingredientes, mas nem por isto os perfumes são terapêuticos. “Quando os cheiros despertam impressões, sensações, isto é chamado de aromacologia ou, mais modernamente, de perfumaria funcional, e este efeito – que não é terapêutico, mas tão somente de bem-estar – também é observado em fragrâncias sintéticas”, explica. “Embora os óleos essenciais tenham potencial terapêutico, eles exigem parâmetros para se manifestar em ação terapêutica como dosagem, nível de exposição, afinidade com receptores e biodisponibilidade, algo com o que a aromaterapia se ocupa”, complementa.

Por meio do acordo, a Abraroma reafirma seu compromisso e tradição no setor de aromaterapia, mostrando-se apta a apoiar decisões de comunicação de empresas do mercado cosmético ou farmacêutico que busquem uma posição pró-ativa junto aos consumidores, comunidade acadêmica e órgãos governamentais no que diz respeito aos benefícios dos óleos essenciais.

A Diretoria

Maio de 2022