A ABRAROMA disponibiliza em seu site a versão traduzida para o português (BR) dos dois documentos TREATS da organização ARQAT.

A ARQAT – Aromatic Research Quality Appraisal Taskforce é uma organização civil sem fins lucrativos, com sede nos Estados Unidos, fundada em 2021, que reúne pesquisadores de diversos países em torno do objetivo de melhorar as evidências científicas de estudos com aromaterapia clínica. Em 2023, a ARQAT publicou a Lista de Verificação TREATS (Transparent Reporting for Essential oil and Aroma Therapeutic Studies) que, agora, recebe tradução em português pela ABRAROMA.

A Lista de Verificação TREATS é uma ferramenta para avaliar a qualidade de ensaios clínicos com aromaterapia, componentes dos óleos essenciais e substâncias aromáticas com base em determinados critérios. Além da Lista de Verificação TREATS, a ARQAT disponibiliza em seu site o documento Exposição das Razões do TREATS, no qual explica a importância de cada critério, como ele contribui para a qualidade do ensaio, avaliação de seus resultados e reprodutibilidade.

Em contato com a ARQAT desde 2022, a ABRAROMA recebeu autorização para fazer a tradução do material e sua publicação no site, bem como para produzir um adendo à tradução que visa endereçar questões específicas para o preenchimento da Lista de Verificação em Português.

Estes três documentos, bem como os originais, podem ser acessados através dos links abaixo. A ABRAROMA recomenda o uso da Lista de Verificação TREATS para o desenho e avaliação dos ensaios clínicos com aromaterapia conduzidos no Brasil como forma de melhorar o grau de confiabilidade dos mesmos.

TREATS Quality Appraisal Checklist

Lista de Verificação TREATS

TREATS Explanatory Document

Exposição das Razões do TREATS

Adendo à tradução em português BR

Declaração de conformidade
A Lista de Verificação TREATS e o documento de Exposição das Razões do TREATS da ARQAT foram traduzidos de acordo com a política de tradução da ARQAT em https://www.arqat.org por Mayra Corrêa e Castro. Esta tradução foi aprovada pelo ARQAT em 21 de setembro de 2024.

O Adendo à tradução em português BR foi aprovado para publicação em 24 de setembro de 2024.

A Diretoria.