Através do documento abaixo, a ABRAROMA posiciona-se sobre a questão da ingestão de óleo essenciais e fornece esclarecimentos sobre a legislação de óleos essenciais aplicada tanto a empresas, quanto a consumidores finais.
O documento foi subscrito por marcas de óleos essenciais que são associadas ABRAROMA.
No final desta postagem, você poderá acessar um formulário de abaixo-assinado caso queira subscrever o documento também.
A Diretoria.
Click here to edit the advanced iframe block.
Faça o download do documento aqui.
Caso queira subscrever este documento, preencha o formulário abaixo:
Click here to edit the advanced iframe block.
Perfeito o posicionamento!
Apoiadissimo!
Documento claro, objetivo e imparcial! Parabéns!
Tendo em vista que não há um pré requisito de nível de escolaridade para o curso de aromaterapia e só os que estão dentro da área de saúde é que poderiam sugerir a ingestão dos óleos essenciais. Seria bom então rever esses requisitos para formação de novos aromoterapeutas. Para mim a diferença em ingerir ou não os óleos essenciais está na pureza e qualidade do óleo. Pois se profissional estiver capacitado por um curso reconhecido pela entidade por que não indicar a ingesta? Eu faço ingesta de óleos essenciais, mas também uso topicamente e aromaticamente.
Posicionamento perfeito.
Porque não reconhecer oque faz bem as pessoas? Claro que sempre as pessoas devem procurar profissionais habilitados em Aromaterapia e saúde.
Minha esposa vinha sofrendo com crises de ansiedade, pânico, não conseguia dormir, passava uma boa parte do dia em prantos, com crises de ansiedade.
Então ela conheceu os óleos essenciais, e em 15 dias os resultados são impressionantes.
Hj ela dorme bem, não tem mais aquelas crises q tinha antes dos OEs, e ainda deixou de fazer uso de calmantes fitoterápicos.
Nossa que fantástico, sou muito ansiosa e tomo uma medicação ansiolíticos e depressão , além de ter dificuldade para dormir também …
Daí tomo.um remdinho.
Quais ela.usou?
Também gostaria de saber o que ela usou, por favor!
Muito bem colocado.
Agradeço as informações.
Partilho da mesma opinião.
A questão da ingestão sem critérios tem me preocupado bastante. Um trabalho de conscientização nos grupos não é suficiente. Um pronunciamento como este precisa ser do conhecimento da maior quantidade de pessoas possível (profissionais e clientes).
Muito bom esse posicionamento. Claro, objetivo e bem formulado. Parabéns a abraroma pelo belo trabalho desenvolvido.
Grata pelo documento, Mayra e toda equipe!
Estamos no momento de decidir sobre o que poderemos ingerir sem ocasionar muitas especulações , mas com total responsabilidade, e os oleos essenciais nos processos terapeuticos sao de grande valia.
Excelente posicionamento. Grata!
Muito esclarecedor. Tinha minhas dúvidas quanto a ingestão.
Consciência da integração de corpo, mente e alma, e o respeito pela pessoa que recebe as orientações que o profissional passa… Então da nossa parte devemos ser criteriosos nas indicações. Estudo e respeito com o ser e com os óleos essenciais.
Agora que a MTC entre outras técnicas estão sendo muito bem aceitas e recomendadas por várias pessoas entra a indústria farmacológica e vem com mimimi. Os produtos naturais por serem mais baratos fazem com que essas indústrias percam milhões de dinheiro onde criam essas polêmicas. Parabéns a ABRAROMA pelo posicionamento.
Ao respeitarem os Óleos essenciais como terapêuticas naturais na com propriedades medicamentosas , justo que seja prescrito e indicado por profissional habilitado e capacitado para tal . Vender óleos e indiciar seu uso como se fossem somente aromas é no mínimo intrigante e desrespeitoso. Minha opinião.
Sim! Faz todo sentido!!
A preocupação com a sustentabilidade tb me toca, OE são recursos não modismo ou panaceia!!
Concordo com o posicionamento
Concordo plenamente
Parabéns pela iniciativa , tanto o profissional qto o usuário estando orientados só irão se beneficiar qto ao uso dos oe.
Sem falar da nossa flora riquíssima que pode oferecer para o mundo novos óleos essenciais terapêuticos.
Eu apoio,
Tenho me esforçado para um melhor atendimentos com meus pacientes estou doutorando em naturopatia, sou aromaterapeuta e psicoromaterapeuta , reiki, florais
Procuro dar o meu melhor, faço atendimentos e não cobro consultas , pós escolhi ajudar milhões de pessoas e essa é minha missão .
Estou triste com a banalização da aromaterpia , vendedor de óleo sem escrúpulo que só visa no financeiro e sai indicando qualquer óleo para qualquer pessoa.
Se especializa e faz o seu trabalho . Simples assim . Responde aí qual é a marca que você usa.. Se não for lazslo kkkk usa doterra, já que você tem tantas qualificações leva pro seu o melhor produto do mundo .. Simples assim .. aceita que doe menos kkkkk
Aceitar e admirar as qualificações dos outros também ameniza a dor de saber que empresas de MKT Multinivel enganam pessoas e usam gente desinformada para vender produtos e nada mais.
Eu como aromaterapeuta já recebi pelo menos 6 pacientes com efeitos colaterais dessas empresas. Eles só vendem OE e não estão preocupados com a saúde dos outros é esse o ponto. Aceite! Isso te fará sofrer menos!
Bem interessante isso que disse, tenho notado a mesma coisa, é só vendas, muito preocupante o que vem acontecendo
O reconhecimento aqui no Brasil dos óleos essenciais, aromaterapia como terapêutico e aprovação de uso interno se faz necessário. Sou psicóloga e entrando nesse universo recentemente com formação em aromaterapia venho apoiar rodo o movimento das empresas sérias e comprometidas com qualidade para esse movimento.
Olá.
O documento está ótimo. É muito bom ter um documento que valida nosso posicionamento em não favor a ingestao.
Sou muito grata por estar aqui. Gratidão
Sempre esclareço a questão de toxicidade e segurança de uso dos OE para meus alunos.
A banalização da ingestão é realmente ignorar que lidamos com compostos tão complexos, é colocar o comercial acima da saúde.
Primoroso documento. Gratidão a esta valorosa equipe que nos representa com tanto respeito e responsabilidade.
Importante posicionamento.
Recurso da natureza para cuidar da saúde e não para adoecer com indicação de ingestão feito por pessoas sem conhecimento e despreparadas.
Plenamente de acordo com o posicionamento da ABRAROMA. A aromaterapia tem que ser tratada com responsabilidade e competência.
Documento claro, objetivo e imparcial! Parabéns!
Gratidão ABRAROMA, Mayra e toda equipe envolvida, pelo posicionamento.
Boa noite.
Isso quer dizer que nenhum aromaterapeuta, independente do tempo de experiência e da formação recebida, estará apto à recomendar o uso interno?
Que se quiser indicar este uso teria que ter uma formação na área da saúde?
E daí pergunto ainda, é isso que acontece na prática?
Acredito que uma pessoa formada e preparada deva poder utilizar conscientemente e com responsabilidade toda a capacidade de cura dos óleos.
Temos que tomar cuidado para que não terminemos por dar um tiro no pé, se a ANVISA, devido à tanto burburinho à respeito e da dificuldade de tratar todas as situações decorrentes, termine por proibir o uso no Brasil.
Acredito que devamos nos preocupar mais com a regularização da profissão de Aromaterapeuta, o quanto antes, para que somente eles possam indicar e prescrever o uso, quando bem formados e assumindo todas as responsabilidades.
O que se vê hoje são vendedores recomendando o uso interno e isso é muito, mas muito mesmo PERIGOSO!
Muito bom o posicionamento! Acredito que deveriam se preocupar também com a segurança, pureza e naturalidade de um óleo essencial, visto que, segundo pesquisa feita pelo APRC ( https://aromaticplant.org ) 80% dos óleos essenciais vendidos no mundo são adulterados.
Boa noite! Estou iniciando meus estudos em aromaterapia , e o que me preocupa é exatamente sobre estes certificados de qualidade, como profissional, qual a segurança que teremos para in dicar tal oleo sem as certezas de pureza? Percebi somente uma empresa com essa certificação APRC .Poderia me orientar?
Obrigada
Infelizmente não dá para ler letras muito pequenas, não sei o intuito que foi feito assim.
Também em toda esquina tem uma pessoa indicando óleos Essenciais, uma verdadeira vergonha.
Olá, Magda. É possível ampliar a visualização do texto. É possível também fazer o download do material e ampliá-lo.
Consciência da integração de corpo, mente e alma, e o respeito pela pessoa que recebe as orientações que o profissional passa… Então da nossa parte devemos ser criteriosos nas indicações. Estudo e respeito com o ser e com os óleos essenciais.
Concordo,mesmo porque se você aplica na pele ou inala cai na corrente sanguínea ,então tem que ter cautela em todas as formas de uso dos OEs
Excelente posicionamento. Prima pela responsabilidade na Aromaterapia.
Os proprietários das empresas que assinaram esse documento deve tirar do ar toda publicação que vocês têm pois já li muita sobre uso terapêutico e uso interno dos óleos essenciais. Se vocês tivessem essa autorização não estariam assinando tal documento.
Exatamente isso.. Deveriam estar discutindo o uso indiscriminado de medicamentos sintéticos.
Muito claro o texto , excelente! Mas o que eu vejo hj um grande comercio ! eu Uso no ambiente na massagem mas ingestão? jamais!!!