A Aromaterapia é uma profissão livre no Brasil: ela não é reconhecida e muito menos regulamentada. Por esse motivo, o profissional que quer exercer a prática da Aromaterapia está liberado de obter qualquer tipo de formação regulamentada e/ou formal.
Isso não significa, porém, que ele não queira obter uma formação profissional através de cursos livres.
CURSOS LIVRES não são reconhecidos pelo MEC – Ministério da Educação. Existe uma confusão no mercado de que cursos livres tenham reconhecimento do MEC porque eles estariam indiretamente citados pelo Artigo 42 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que trata da Educação Profissional, assim como pelo Inciso I do artigo 1º do Decreto nº. 5.154/04. Apenas cursos de instituições do ensino regular (escolas de Ensino Técnico, Tecnológico e Superior) são fiscalizados e reconhecidos pelo MEC. Escolas de cursos livres NÃO O SÃO.
Quando você faz um curso livre de aromaterapia, por maior que seja sua carga horária, se ele não for ofertado por uma escola técnica, ou se ele não for ofertado por uma faculdade, você NÃO tem um curso reconhecido pelo MEC. Mas isso não é problema algum, porque não é ilegal, no Brasil, a existência de cursos livres; e porque a profissão de aromaterapia no Brasil é livre.
Quando você faz um curso de aromaterapia reconhecido pelo MEC (no Brasil, até onde apuramos, existe apenas um: uma pós-graduação em Aromaterapia ligada à Faculdade de Enfermagem da UFRN), embora você tenha um curso que de fato está reconhecido pelo MEC, isso TAMPOUCO significa que você será um profissional de aromaterapia reconhecido. Por quê? Porque a profissão de aromaterapia no Brasil NÃO EXISTE, ela não é reconhecida. (No caso citado da pós em aromaterapia voltada a enfermeiros, a prática da aromaterapia pode ser aceita como uma especialização de profissionais enfermeiros; mas quem diz se a aromaterapia pode ser uma especialidade aceita dentro de uma profissão regulamentada é o Conselho Federal da categoria, e não o MEC.)
Quando você vir um curso livre alegando ser reconhecido pelo MEC, é possível denunciar este apelo junto ao PROCON como propaganda enganosa caso você se sinta lesado por ter comprado um curso acreditando que obteria, com ele, a formação numa profissão reconhecida e regulamentada que ainda não está, ou caso se sinta lesado por ter comprado um curso acreditando que a chancela do MEC viria escrita em seu certificado, como um curso reconhecido. Isso vale para qualquer tipo de curso livre, em qualquer área. (Você pode checar no portal eMEC se sua instituição de ensino e curso são reconhecidos pelo MEC: http://emec.mec.gov.br/)
Se você viesse a ver, hoje, um curso de aromaterapia reconhecido pelo MEC, você precisaria lembrar que mesmo um curso reconhecido pelo MEC não teria tornado a profissão aromaterapia reconhecida, muito menos regulamentada.
O que torna uma profissão reconhecida é um Projeto de Lei para tanto, aprovado pelo Congresso e sancionado pela Presidência. O mesmo ocorre para uma profissão regulamentada. Só que, neste último caso, ela também passa a ser fiscalizada por um órgão criado para isso, que é um Conselho Federal e suas ramificações Estaduais, ou equivalentes.
A ABRAROMA lançará, no dia 20 de março, uma Certificação Nacional em Aromaterapia – a CertAroma. Tal certificação visa, de maneira AUTORREGULAMENTADA, propor um currículo mínimo para a Formação Livre de Aromaterapeutas. É intenção da ABRAROMA que a CertAroma inspire o reconhecimento e a regulamentação da Aromaterapia, caso isso seja feito no futuro. Mas, neste momento, é um esforço no sentido de propor qualidade na formação livre de aromaterapeutas em todo o Brasil, garantindo qualidade nos atendimentos de saúde praticados com Aromaterapia. Ainda não é o reconhecimento da profissão, muito menos sua regulamentação – itens que dependem de Projetos de Lei.
Compartilhe esta postagem e contribua com comentários.
A Diretoria
Gestão ABRAROMA Nova – Biênio 2019-2020
Esta postagem foi primeiro publicada em nosso Facebook.
Fico grato a esta diretoria, pelos esforços voltados ao campo dos aromaterapeutas.
Gostaria de saber quando haverá uma formação em aromaterapia!
Estou em busca da especialização em PICs, a minha dúvida é se lá no futuro quando a aromaterapia e outras terapias forem regulamentadas, se essa formação servirá para a atuação profissional regulamentada na área ou teremos que fazer novos cursos par adequação. Pois o investimento atual se numa pós ou curso livre ainda é muito alto.
Oi, Juliana. Impossível saber como uma regulamentação (ou o simples reconhecimento), se ocorrer, estabelecerá a atuação dos profissionais que já estavam no mercado. Via de regra, o Congresso Nacional costuma dizer que os profissionais conseguem comprovar atuação há X anos ante da promulgação da lei podem continuar atuando. Estas comprovações quase sempre são: alvará, ou filiação a algum Sindicato, ou associação a alguma Associação, ou cartas de pessoas jurídicas, tipo hospitais ou institutos, comprovando que a pessoa trabalhava lá exercendo a atividade que então foi regulamentada. Respondido? Um abraço, Mayra.
Vocês podem indicar um bom curso, ou uma boa escola técnica?
Agradeço seu contato, Adriana.
A ABRAROMA não oferece cursos de aromaterapia, nem os indica.
A ABRAROMA ainda não definiu critérios objetivos para avaliar os cursos no Brasil e recomendá-los. É uma discussão que devemos iniciar futuramente. Sendo assim, não podemos indicar cursos pois estaríamos sendo parciais na recomendação. Agradecemos a compreensão.
O que a ABRAROMA oferece é um selo de qualidade e prestígio, que atesta que o aromaterapeuta filiado cumpriu, através de cursos ofertados no mercado brasileiro, uma determinada carga horária de estudos em sua formação. Este selo tem o nome de CertAroma e mais sobre ele poderá ser lido em nosso site, no link abaixo:
https://aromaterapia.org.br/certificacao/
Agradecemos todo o empenho e esperamos que esta profissão seja regulamentada logo. Estamos vendo pessoas de parcos conhecimentos usando a aromaterapia em favor de algumas marcas, e o pior, estrangeiras.
Agradeço valiosas informações. Compartilho.
Gostaria de saber qual.o curso de aromaterapia mais indicado, que realmente seja seguro em todos os quesitos. Desde já, muito obrigada!
Agradeço seu contato, Naira.
A ABRAROMA não oferece cursos de aromaterapia, nem os indica.
A ABRAROMA ainda não definiu critérios objetivos para avaliar os cursos no Brasil e recomendá-los. É uma discussão que devemos iniciar futuramente, mas ainda sem previsão. Sendo assim, não podemos indicar cursos pois estaríamos sendo parciais na recomendação. Agradecemos a compreensão.
O que a ABRAROMA oferece é um selo de qualidade e prestígio, que atesta que o aromaterapeuta filiado cumpriu, através de cursos ofertados no mercado brasileiro, uma determinada carga horária de estudos em sua formação. Este selo tem o nome de CertAroma e mais sobre ele poderá ser lido em nosso site, no link abaixo:
https://aromaterapia.org.br/certificacao/
O aromaterapeuta pode se profissionalizar fazendo uma graduação de Terapias Integrativas e Complementares.
Oi, Patricia.
Sim, a profissionalização é possível através de muitos cursos diferentes, em vários níveis educacionais. Mas isso não quer dizer que esta graduação o regulamentará como aromaterapeuta. Apenas o instrumentalizará a usar a aromaterapia profissionalmente.
Um abraço, Mayra.
O Mayra
Já fiz alguns cursos na área e ainda quero estudar sempre mais, mas gostaria de entender melhor. Quando podemos nos denominar terapeutas. Tenho o registro na Abraroma e na SBHOLOS. e alguns certificados na área, isso valida eu poder me denominar aromoterapeuta?
Outra pergunta. Quais cursos vocês indicariam como cursos de qualidade para me tornar aromoterapeuta?
Boa noite.
Quero saber quais cursos de formação em aromaterapia on line vcs indicam.
Obrigada
Olá, Carla.
A ABRAROMA não definiu ainda critérios objetivos para indicação de cursos. Por ora, não podemos indicar. Um abraço!
Obrigada Abraroma pelas explicações. 🙏☺
Olá, Mayra! Fiquei te conhecendo ontem através do CONAROMA. Você saberia me indicar um curso bem completo, que contemple os requisitos exigidos para se obter o CertAroma? Já estou no terceiro curso, mas ainda sentindo falta de uma formação mais completa. Desde já agradeço, e fico aguardando seu retorno. 🍃❤️
Oi, Simony. A ABRAROMA agradece seu contato. Ainda não definimos critérios para avaliação de cursos, definimos apenas para avaliar profissionais. Por isso, não podemos indicar nenhum deles, sob risco de não sermos imparciais, sobretudo porque muitos de nossos associados são professores ou têm escola. Nos desculpe se não podemos indicar neste momento. Mas saiba que, atualmente, todos os cursos de aromaterapia ofertados no Brasil são aceitos para contabilização das 260 horas exigidas (exceto cursos gratuitos em que a carga horária varia conforme o valor que se paga para ter o certificado). Um abraço! Gabi
Olá, muito esclarecedor o conteúdo! Obrigada.. A minha dúvida é em questão da certificação CertAroma, o certificado será para o profissional que já tiver realizado algum dos cursos livres existentes no Brasil acima de 260 horas? E quais mais mais exigências são feitas para obtenção do certificado?
Agradeço desde já!
Sou quimica e gostaria de saber se posso trabalhar como coaching em Aromaterapia mesmo a profissão não sendo regulamentada oelo Mec?
Olá, Luna.
Agradecemos seu contato.
Quem regulamenta profissões no Brasil não é o MEC, mas o Congresso Nacional.
Enquanto profissão livre, qualquer pessoa pode atuar como aromaterapeuta. Entretanto, se você estiver filiada em seu conselho regional, é necessário checar com o conselho como eles encaram a questão, pois profissionais regulamentados são regidos pelas normas de seus conselhos. Um abraço!
Qual currículo básico vocês consideram para uma boa formação?
Um bom exemplo de grade curricular está no manual da certificação da ABRAROMA, a CertAroma, nas páginas 10 até a 21.
Acesse o manual através do no nosso site, na página da CertAroma.
https://aromaterapia.org.br/certificacao/
Para efeitos da CertAroma, o que exigimos por enquanto são 260 horas em cursos de aromaterapia. Não estamos exigindo, por enquanto, que esta carga horária seja cumprida em alguma disciplina específica, pois o mercado ainda não oferece isso.
Olá
Sou Bióloga com Doutorado em Biologia vegetal e com muita vontade de estudar Aromaterapia. Gostaria de saber aonde posso cursar Aromaterapia?
Agradeço seu contato, Maria Sulamita.
A ABRAROMA não oferece cursos de aromaterapia, nem os indica.
A ABRAROMA ainda não definiu critérios objetivos para avaliar os cursos no Brasil e recomendá-los. É uma discussão que devemos iniciar futuramente. Sendo assim, não podemos indicar cursos pois estaríamos sendo parciais na recomendação. Agradecemos a compreensão.
O que a ABRAROMA oferece é um selo de qualidade e prestígio, que atesta que o aromaterapeuta filiado cumpriu, através de cursos ofertados no mercado brasileiro, uma determinada carga horária de estudos em sua formação. Este selo tem o nome de CertAroma e mais sobre ele poderá ser lido em nosso site, no link abaixo:
https://aromaterapia.org.br/certificacao/
Não sou da área de saúde, estudo há anos sobre aromaterapia e uso em mim e na família. Agora, aposentada, quero me aperfeiçoar e atuar como aromaterapeuta. Isto é possível?
Olá Maria Cristina,
Agradecemos pelo contato.
Sim, é totalmente possível vc atuar como aromaterapeuta.
É importante salientar que, como a profissão aromaterapia é livre no Brasil, ou seja, ela não é reconhecida, ela não é regulamentada, qualquer pessoa pode exercê-la, nem mesmo nenhum tipo de curso é solicitado pra isso, nenhum nível educacional. Uma profissão livre é uma profissão que não existe do ponto de vista da lei. Há inúmeras assim no Brasil.
Quando alguém quer estudar pra exercer uma profissão livre, a pessoa o faz porque tem consciência de que o estudo a tornará um profissional melhor, e é neste sentido que existem inúmeros cursos de aromaterapia no Brasil: porque as pessoas têm consciência de que é o estudo que as tornará melhores profissionais. Mas, no limite da lei, você não precisa de nada pra se auto-declarar aromaterapeuta.
Diante deste cenário, porque não existe nenhum jeito, dentro da lei, de atestar a qualidade de profissionais livres, é que a ABRAROMA lançou a CertAroma, que é um selo de qualidade pro mercado saber “olha, aqui está um profissional livre, que fez uma formação livre, que foi avaliado por uma associação profissional livre que representa aromaterapeutas no Brasil”. É apenas isso. Não existe nenhuma obrigatoriedade legal de você se filiar a ABRAROMA, nenhuma obrigatoriedade legal de você obter a CertAroma, nenhuma obrigatoriedade de nada pra você dizer que é e atuar como aromaterapeuta.
Mas a filiação à ABRAROMA e a obtenção da CertAroma conferem prestígio profissional, asseguram aos consumidores e pacientes um certo respaldo de que aquele profissional atuará de forma ética e que teve o mínimo de formação pra prestar atendimentos profissionais em aromaterapia.
Caso você queira requerer a CertAroma, os requisitos são:
Comprovação de 260 horas de cursos de aromaterapia. Detalhamento de como comprovar estão no Manual da CertAroma.
Comprovação de experiência prática. Detalhamento de como comprovar estão no Manual da CertAroma.
Obtenção de nota 7,0 (sete) na Avaliação da ABRAROMA.
No caso de nota inferior a 7 na Avaliação, obtenção de nota 7,0 (sete) no TCC da ABRAROMA.
Detalhes sobre a Avaliação e o TCC estão no Manual da CertAroma.
Sugiro acessar os links abaixo pra se informar melhor.
Filiação
https://aromaterapia.org.br/filie-se/
CertAroma
https://aromaterapia.org.br/certificacao/
Manual da CertAroma
https://drive.google.com/open?id=15sjXm0Ug2IbT9a01KAazVFu2ecIWlrEb
Se ficar com mais dúvidas após a leitura dos itens desses links, por favor, entre em contato.
Um abraço.
—
Gestão 2021/2024
Valor do curso e da associação
Olá Márcia,
Agradeço seu contato.
A ABRAROMA não oferece cursos de aromaterapia, nem os indica. Ainda não foraM definidos critérios objetivos para avaliar os cursos no Brasil e recomendá-los. É uma discussão que teremos em um futuro breve porém sem data prevista. Sendo assim, não podemos indicar cursos pois estaríamos sendo parciais na recomendação. Agradecemos a compreensão.
O que a ABRAROMA oferece é um selo de qualidade e prestígio, que atesta que o aromaterapeuta filiado cumpriu, através de cursos ofertados no mercado brasileiro, uma determinada carga horária de estudos em sua formação. Este selo tem o nome de CertAroma e mais sobre ele poderá ser lido em nosso site, no link: https://aromaterapia.org.br/certificacao/
Para filiar-se basta acessar nosso site no link: https://aromaterapia.org.br/filie-se/
Ler o nosso código de ética e, se concordar com ele, baixar a ficha de filiação e seguir as instruções que constam no cabeçalho da própria ficha. O valor da anuidade é de R$170,00, válido por 12 meses a partir da data do depósito.
Qualquer dúvida, também estamos à disposição através do e-mail abraroma@aromaterapia.org.br
Um abraço!
Secretaria ABRAROMA
Gestão 2021/2024