É com imensa alegria que assistimos à escolha da aromaterapeuta CertAroma Adriana Nunes Wolffenbuttel como grande vencedora da premiação Aromashowcase 2024 da Fundação Gattefossé.
Em evento online transmitido ao vivo no dia 10 de dezembro, as cinco finalistas da premiação, 2 brasileiras e 3 francesas, apresentaram seus trabalhos no tema “protocolos inovadores de aromaterapia”. Os participantes presentes puderam votar no trabalho preferido, compondo 60% do peso da nota da premiação, deixando 40% do peso para o júri formado por um painel de especialistas de diferentes nacionalidades.
Com essa premiação – a segunda neste ano para o Brasil -, a aromaterapia brasileira não apenas se consolida no panorama internacional como fonte de qualidade, seriedade e inovação na clínica, como marca a importância da Abraroma no fortalecimento de nosso mercado e na divulgação e projeção do que fazemos aqui para a comunidade internacional.
Adriana Nunes apresentou o protocolo empregado no atendimento a vítimas das enchentes que ocorreram no início do ano em todo o Estado do Rio Grande do Sul. Trabalhando com a inalação de óleos essenciais, ela levou o cuidado a pessoas que estavam em abrigos selecionados em Porto Alegre, cidade onde reside, em um projeto coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde do RS, UFRGS e Escola de Saúde Pública. Pelo primeiro lugar, Adriana recebeu a quantia de 1 mil euros.
No protocolo, inaladores do tipo aromastick foram empregados, mas também curativos invertidos, que foram fixados nas roupas dos desabrigados que aceitaram o cuidado inalatório. Os OEs empregados foram de laranja-doce e de tea tree.
“Este prêmio é uma grande honra. Recebo-o com muita alegria e também em nome de todas as vítimas das enchentes. Sinto-me honrada pela Fundação Gattefossé de reconhecer este trabalho, que foi prestado em grande escala, ressaltando a capacidade da aromaterapia de prover cuidado às pessoas em situações de grande desamparo”, comentou Adriana sobre o prêmio à Diretoria.
A segunda finalista da premiação também foi uma brasileira, Vanessa Leujeune, que foi associada da Abraroma até 2023. Ela apresentou o protocolo de inalação do OE de lavanda-verdadeira no controle de parâmetros pós-cirúrgicos de extração de dente molar para sua pesquisa de doutorado na UFPR. Por estar entre as finalistas, Vanessa recebeu a quantia de 250 euros.
Parabenizamos ambas as aromaterapeutas!
A Diretoria.