Com o tema “O que queremos com a aromaterapia e qual é o seu lugar no século XXI?”, a mesa, que contou com a mediação de Fabian Laszlo, anfitrião do evento, abordou os caminhos da aromaterapia no SUS e os desafios e oportunidades que teremos pela frente.
Integraram a mesa:
Fabian Laszlo – Laszlo Aromaterapia
Sandra Spiri – Fundadora e atual Tesoureira da ABRAROMA
Mayra Castro – Presidente atual da ABRAROMA
Sofia Sayuri – da Secretaria de Atenção Básica do Ministério da Saúde
Dr. Guilherme Oberlaender – Integrante do Comitê Científico da ABRAROMA
Sonia Carvalho – Secretária da RioAroma
Eva Obrégon – Aromaterapeuta (México)
Marcel Lavabre – Aromaterapeuta (México).
Veja fotos do evento.
Foram discutidos assuntos como a CertAroma, a integração da aromaterapia no SUS e como o Ministério da Saúde prevê a consolidação da PNPICS a partir do engajamento da própria sociedade. Discutiu-se a modernização de critérios científicos para dar visibilidade às evidências terapêuticas da aromaterapia e como podemos agir com seriedade e responsabilidade frente à banalização da aromaterapia por sistemas de vendas em multinível. Por fim, falou-se do comprometimento da ABRAROMA em defender o reconhecimento da profissão aromaterapeuta e de defender uma aromaterapia auto-regulamentada e acessível a todos os setores da sociedade brasileira.
Vejo com certa preocupacao o rumo que esta tomando a comercializacao dos oleos essenciais, bem como o desejo de monopolio medico no SUS.