No último 24 de janeiro de 2020, a ABRAROMA e representantes da Associação Pró-Aroma, organizadora da iniciativa, foram recebidas pela vereadora Maria Leticia (Curitiba/PV). Apresentamos a necessidade de que o artesanato do aroma seja comercializado em mais feiras turísticas, já que atualmente apenas a Feira do Largo da Ordem, a mais tradicional da cidade, possui artesãos cadastrados.

O reconhecimento e uma regulamentação específica para o artesanato do aroma é uma das pautas de nossa associação, que também está atuando em outra frente, desta vez junto à Câmara Federal de Deputados, pela aprovação de um PL que inclui a saboaria artesanal dentro da Lei do Artesanato.

Atualmente, buscamos uma alternativa que tire o artesanato do aroma da ilegalidade. Algumas soluções foram dadas por municípios que consideraram a atividade como importante para a geração de renda e circulação da economia local. É o caso da capital paranaense: na Feira do Largo da Ordem, artesãos do aroma podem não apenas comercializar seu produto, como têm autorização de produzi-lo conforme regramento da vigilância sanitária local. Entretanto, pleiteamos que esta autorização se estenda regularmente a todas as feiras de artesanato da cidade.

O mandato da vereadora Maria Letícia foi bastante receptivo à demanda por entender que ela colabora com o reconhecimento da atividade artesanal, preserva saberes tradicionais, sobretudo o da saboaria, além de estar alinhada com políticas de autonomia, como o de mulheres empreendedoras e o de consumidores que querem poder escolher produtos de uso pessoal naturais e sustentáveis.

Um grupo de trabalho foi montado para que possamos subsidiar o gabinete da vereadora com informações relevantes. A ABRAROMA tem a expectativa de que o modelo alcançado em Curitiba possa ser replicado em outras cidades.

Além disso, aproveitamos para solicitar apoio a alterações em outro projeto de lei com o qual a ABRAROMA está envolvida, a saber o PL 005.00158.2019 , que regulamenta a oferta da aromaterapia no SUS do município, mas que embute itens que podem prejudicar as atividades dos aromaterapeutas profissionais livres.

Veja abaixo as fotos da reunião, com cliques de Luana Muniz.

Bruna Assagra, Paula Dala Costa, Ver. Maria Leticia, Mayra Castro e Amanda D´Angelis. Foto: Luana Muniz/Mandato Maria Leticia.